O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que começa desde cedo, com sintomas principais como problemas sociais e de comunicação, comportamentos repetitivos e, às vezes, agressivos. Terapias como a da fala podem ajudar, mas não tratar completamente, assim como os medicamentos que podem causar vários efeitos colaterais e até mesmo outras doenças.
Autistas apresentam alterações nos sistemas de neurotransmissores, incluindo dopamina e serotonina, que transportam sinais entre células nervosas. Acredita-se que a serotonina regula o humor e tem um grande efeito no desenvolvimento inicial do cérebro, enquanto a dopamina pode modificar o comportamento.
A gravidade progressiva do autismo exige cuidados intensivos dos familiares. Os tratamentos disponíveis têm resultados limitados, e os efeitos colaterais de muitos medicamentos justificam a busca por alternativas terapêuticas mais eficazes, como os fitocanabinoides.
O tratamento com óleo de fitocanabinoides pode mostrar melhorias significativas no comportamento, comunicação, distúrbios do sono, hiperatividade e agressividade em casos severos, além de benefícios cognitivos e motores. Os resultados são positivos, pois os fitocanabinoides não são intoxicantes e possuem um padrão de segurança considerado alto.