Estudos apontam que a fibromialgia é uma patologia que afeta profundamente quem sofre com a doença, pois é caracterizada por dores generalizadas e intensas em diversas partes do corpo, que podem piorar com o tempo e causar transtornos neuropsiquiátricos. Sintomas como insônia, transtornos de humor, cefaleias intensas, dificuldade de concentração, ansiedade e até mesmo depressão podem se desenvolver, afetando diretamente a qualidade de vida dos pacientes.
Diversas evidências confirmam os benefícios terapêuticos do uso de fitocanabinoides para o tratamento de dores crônicas e outros sintomas da fibromialgia. É possível obter efeitos medicinais significativos mesmo com baixas dosagens diárias de óleos fitoterápicos.
Tanto os fitocanabinoides como outros compostos presentes nos óleos fitoterápicos apresentam alto potencial terapêutico em contextos clínicos. Eles são capazes de modular a percepção da dor devido aos seus efeitos anti-inflamatório, analgésico, relaxante muscular, estimulador de apetite e indutor do sono.
O uso diário de óleos fitoterápicos pode melhorar aspectos relacionados ao bem-estar, integrando de forma altamente qualificada o conhecimento científico e a experiência prática no uso de fitocanabinoides para o tratamento da fibromialgia.